Pa Tuan Chin ou Ba Duan Jing

São exercícios compostos de movimentos que fortalecem os tendões e músculos. Pode ser considerada uma prática externa de Chi Kung, melhora a saúde como um todo, a energia flui melhor, evitando a estagnação de energia (Qi). Os Zang-Fu (órgãos-vísceras) relaxam e o espírito acalma. O Ba Duan Jing consiste na execução de uma série de oito exercícios que devem ser repetidos 12 vezes. Cada exercício tem uma intenção e um direcionamento específico da energia (Qi ou Chi). Origens Há diversas histórias sobre sua origem, atribuindo sua criação à tradições do sul e do norte da China. A mais conhecida o vincula ao famoso General Yue Fei (岳飛). Outros autores, como Catherine Despeux, atribuem sua criação a Zhong Li (Chung-li Ch'üan), da dinastia Tang (618-907). O texto da dinastia Wei (魏) "灵剑子引导子午记" se refere a um exercício de ginástica que corresponde a um dos que constitui o Baduanjin, mas a antiga referência a este nome registrada ocorre no Yi Jian Zhi (夷坚志), um texto da época da dinastia Song. No Dao Shu, Zhong Miao Pian (道枢•众妙篇) há diversas descrições sobre o método de alongamento destes exercícios. Este título se refere ao fato que a sequência do Baduanjin se divide em oito técnicas, e que cada uma delas corresponde a uma frase que descreve o movimento e seus efeitos. Cada técnica deve ser repetida diversas vezes, geralmente se recomenda oito repetições de cada movimento. A respiração acompanha a movimentação de modo natural. A língua é suspensa em direção ao palato, sem esforço, durante a realização da sequência. Historicamente, a prática é realizada tanto dentro da tradição taoísta quanto na budista shaolin. Após a revolução comunista chinesa foi um dos primeiros conjuntos de exercícios tradicionais chineses a ser reabilitado na década de 1950, despojado dos conceitos taoístas, tornou-se muito popular em toda a China, sendo inclusive praticado por Mao Zedong e Zhou Enlai. Os oito movimentos do Baduanjin 两手托天理三焦 - Liangshou tuo tian li sanjiao Sustentar o céu com as mãos para regular o Triplo aquecedor 左右开弓似射雕 - Zuoyou kai gong si she diao Estirar o arco e lançar a flecha para fortalecer os pulmões 调理脾胃须单举 - Tiaoli piwei xu dan ju Elevar um braço para recuperar o apetite 五劳七伤向后瞧 - Wulaoqishang xianghou qiao Olhar os calcanhares para evitar o enfraquecimento do organismo 摇头摆尾去心火 - Yao tou bai wei qu xinhuo Balançar a cabeça e o cóccix para acalmar o fogo do coração 两手攀足固肾腰 - Liangshou pan zu gu shen yao Segurar a ponta dos pés para fortalecer os rins 攒拳怒目增气力 - Zan quan numu zeng qili Estirar as mãos em punho com um olhar firme para fortalecer a força física 背后七颠百病消 - Beihou cidian baibing xiao Suspender os calcanhares sete vezes para se recuperar da doença