Artigo - Beneficios e recursos potenciais do Tai Chi e Qigong terapeuticos

A palavra "Tai Chi Chuan" significa Suprema habilidade dos punhos, também chamada de “Meditação em movimento”. É considerado como o método de artes marciais para defesa pessoal e também para expandir a capacidade e potencialidade do individuo não apenas física, mas mental e espiritualmente.

O Qigong ou Chi Kung é uma arte e ciência que visa cultivar a energia. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo.

Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao taoismo e à alquimia chinesa. Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:

Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動

Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛

Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快

 

A verdadeira essência do Tai Chi Chuan fica incompleta sem alcançar a harmonia nas relações da vida diária e melhorar maneiras de lidar com pressões da vida. Além dos benefícios, há um número de recursos potenciais da terapia do Tai Chi Chuan. A fim de obter experiência de corpo inteiro com a prática de Tai Chi Chuan, deve-se cuidar de cada característica dos exercícios, posturas e movimentos do Tai Chi, pois é importante para cumprir as suas condições antes de iniciá-lo realmente. Em primeiro lugar, definir o período de tempo específico para os exercícios em cada dia. Geralmente, as pessoas são mais propensas a fazer Tai Chi de manhã, mas não há empecilhos para praticar à tarde ou à noite.

Você pode praticar a qualquer hora e seu estômago deve estar vazio durante a prática. A segunda coisa importante para a prática é um lugar apropriado. É melhor que você escolha um lugar em ordem e limpo, um quarto com amplo espaço para os movimentos do corpo e exercícios.

Para tornar o ambiente mais confortável você pode usar a música lenta e suave, bem como através da adição de plantas ou flores. O melhor lugar poderia ser um local aberto, sem qualquer tipo de poluição. Um ambiente harmônico é necessário para a prática do Tai Chi e Qigong, uma vez que ajuda você a relaxar a mente, músculos e nervos.

As outras características potenciais da terapia Tai Chi estão em utilizar esteiras ou colchonetes apropriados para os exercícios de solo, alongamentos e meditação.