Artigo - As 7 Maravilhas do Tai Chi Chuan e Qigong

Estas duas modalidades, são amplamente utilizadas na medicina tradicional chinesa. Elas são  constituídas por uma combinação de uma disciplina espiritual, mental e físico que visa promover um maior bem-estar físico a partir do interior.

O Tai Chi e o Qigong, em particular, são, na realidade, mais do que apenas exercícios físicos. Estas modalidades têm um núcleo muito espiritual e meditativo. Elas ajudam a promover o bem-estar do eu mais íntimo de uma pessoa, e ajuda-o a ganhar o controle com a forma como ele reage a estímulos externos e, portanto, atingir a paz interior e combater a ansiedade e a depressão.

Mas o que são os efeitos mais visíveis do Tai Chi e Qigong (Ioga Chinesa)? Vamos listar alguns deles:

1 - Desintoxicação. Tai Chi Chuan e Qigong promove um alongamento suave das articulações e músculos de uma pessoa. Este alongamento, em seguida, começa um treino global abrangente de órgãos internos de uma pessoa, que por sua vez, aumenta a circulação sanguínea e melhora o fornecimento de oxigênio para todo o corpo. Não só desenvolve a sua flexibilidade, você também vai abrandar o processo de envelhecimento e promover a vitalidade de dentro.

2 - Asma e bronquite. Coeso aos seus ensinamentos de melhorar o fluxo sanguíneo pela respiração, o Tai Chi Chuan e o Qigong também podem ajudar a remediar ataques de asma e bronquite.

3 - Gestão de doenças crônicas. Certas condições de saúde como uma dor nas articulações, ansiedade ou mesmo depressão pode ser mais fácil gerido pela Tai Chi e Qigong.

4 - Aumenta e melhora a flexibilidade. Este é um dos primeiros entre os muitos benefícios do Tai Chi e do Qigong. Estímulos musculares suaves, mantendo várias poses (Para citar alguns exercícios temos, Li Shou, Chang Tsu Pa Fa, Baduanjin, Yijinjing, Zhang Zhong, Tsa Fu Pei, Chan Si Gong, Tao Yin e Xu Sui Jing) por alguns minutos vai realmente ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, ajudar a diminuir ataques curtos de dor durante o movimento.

5 - Dá a seus pulmões mais espaço para respirar. Muitos praticantes de Tai Chi e Qigong, de fato, tendem a ter menos respirações (por minuto), mas com maiores volumes, ou seja, uma respiração mais lenta e profunda. Este método é realmente mais eficiente e traz uma sensação de calma. A respiração correta promovida pela prática do Tai Chi e Qigong faz com que o ar que você inala seja filtrado, aquecido e umidificado antes de ser levado para seus pulmões.

6 - PERDA DE PESO. Com a respiração correta e a ansiedade controlada, assim como as funções hormonais dentro de suas especificações recomendadas colabora efetivamente com a perda e controle do peso. Além disso, praticar Tai Chi e Qigong regularmente irá ajudá-lo a tornar-se mais em sintonia com seu corpo, e tornar-se mais sensível ao tipo de alimentos que precisamos.

7 - Defesa pessoal. O Tai Chi Chuan também é um método excelente para defesa pessoal. Muitas pessoas apenas conhece o Tai Chi como um método terapêutico, mas ele é uma arte marcial poderosa e com a prática do Qigong os golpes ficam carregados de grande poder para se defender e ou atacar caso seja necessário. Um método praticado no Tai Chi conhecido como Fajin (Poder explosivo ou descarregar o poder) potencializa os movimentos do praticante.