Artigo - Tai Chi Chuan, Qigong, Kung-Fu e o Core

Esse é um termo muito comum entre os instrutores de Pilates, Yoga, Tai Chi, Qigong, Kung-Fu e pessoas da comunidade ligada à saúde e ao movimento. O “core” é o centro do nosso corpo. É o conjunto de músculos responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento.

O core – em inglês, centro – está localizado nas regiões mais profundas do tronco e da pelve. Esses músculos formam um centro de força que mantém a estabilidade da coluna lombar e a flexibilidade. A maioria dos exercícios de Qigong, Kung-Fu e Tai Chi, por exemplo, trabalham o fortalecimento do core, pois é na área abdominal que se convergem os movimentos de todo o corpo.

Com um núcleo forte você melhora as posturas e toda a prática das artes marciais chinesas. Seu equilíbrio e facilidade na prática aumentarão. Em um nível espiritual, quando o núcleo é forte, os altos e baixos de nossas vidas são muito mais fáceis de lidar. Nós nos sentimos muito mais resistentes. Quando trabalhamos no núcleo de Qigong, Kung-Fu e Tai Chi tentamos incluir os seguintes músculos:

1 - Adutores

Eles prendem o fêmur à pélvis. Estes músculos desenham as pernas em direção umas às outras (a linha média).

2 - O Reto Abdominal, ou RA

Este músculo corre verticalmente a partir do meio da caixa torácica na frente do corpo para o osso púbico. Associado com o "six-pack" na sociedade ocidental. Este músculo ativa quando você faz levantamento de pernas.

3 - Os músculos abdominais oblíquos internos e externos

Estes são mais comumente conhecidos como os músculos laterais. Eles correm em uma diagonal ao longo do flanco do corpo, anexando à linha média sob o Reto Abdominal. Eles mantêm o tronco estável em posturas fixas do Qigong como o Zhan Zhuang.

4 - Transversais Abdominais ou TA

Localizado abaixo dos oblíquos é o abdominal transverso (TA), uma banda horizontal de músculo que corre lado a lado da caixa torácica para a pelve e basicamente mantém o conteúdo do abdômen no lugar.

5 - O quadrado lombar (QL)

Este é um músculo estabilizador profundo que conecta a parte superior do corpo com a parte inferior do corpo. Este músculo desempenha um papel fundamental na boa postura e influencia a curvatura da coluna vertebral. Ele corre verticalmente desde as costelas inferiores até a crista pélvica. Ele desempenha um grande papel em curvas laterais, e nas torções durante a prática.

6 - Psoas Maior (um flexor do quadril)

Este músculo se origina na parte externa da coluna lombar, corre pela pélvis ao longo do interior do osso púbico e anexa ao osso interno da coxa. Um músculo muito profundo, forte e grande que usamos inconscientemente, quando andamos, sentamos, ficamos de pé.