Artigo - 9 Motivos para praticar mais Tai Chi e Qigong

1. Melhora bem-estar geral.

Tai Chi e Qigong é uma das práticas que você deve tentar se você quer uma mudança de estilo de vida importante. É uma ótima prática para melhorar o seu bem-estar geral, uma vez que promove a saúde física e força mental. Você vai melhorar seu padrão de sono e sua dieta se torna mais natural.

2. Mais força e flexibilidade.

A maioria das pessoas hesita em praticar Tai Chi e Qigong porque pensam que não são flexíveis o bastante. Mas isso é um equívoco, pois um dos principais benefícios físicos do Tai Chi está em aumentar e melhorar a flexibilidade e força, desta forma estes dois não são pré-requisitos para a prática. Você não tem que ser flexível e forte de antemão. Então, sim, Tai Chi e Qigong vão ajudar a melhorar o seu equilíbrio e flexibilidade e, é claro, fortalecer os músculos durante o processo também.

3. Ajuda a eliminar peso extra.

Por regular os níveis dos neurotransmissores o Tai Chi promove um equilíbrio na qualidade e quantidade da alimentação. Os exercícios massageiam os órgãos internos e promove saúde intestinal o que dá um impulso na taxa metabólica. O impulso de comer tudo o que esta na mesa é freado.

4. Alivia dores e lesões.

O Tai Chi e o Qigong são práticas que têm propriedades anti-inflamatórias, assim aquelas dores persistentes tendem a ir embora rapidamente. A energia percorre pelos canais (meridianos) irrigando todo o corpo penetrando juntas e medula. Sabe aquelas dores crônicas, aquelas “ites”? Pois é, com o Tai Chi e o Qigong elas somem!

5. Faz você se sentir jovem.

O Tai Chi vai fazer você se sentir vivo e cheio de vitalidade por dentro e por fora, não importa  qual seja sua idade. Na verdade há pessoas novas que não se sentem bem nem jovens, tampouco com boa energia. Então jovens e idosos devem praticar para manter a saúde e a energia em alta.

6. Alivia o estresse.

Se você está procurando uma maneira de relaxar depois de um dia longo de trabalho ou uma longa semana, o Tai Chi é para você! Ele vai ajudar a combater toda a negatividade em torno de você, e substituir esses sentimentos para vibrações positivas. Você vai se surpreender com a melhoria no seu humor e energia imediatamente. Tai Chi e Qigong é uma das melhores maneiras de aumentar naturalmente a sua saúde mental. Limpa e acalma a sua mente, e até mesmo combater a depressão. As pessoas que sofrem de ansiedade também vão beneficiar de seus efeitos calmantes.

7. Ajuda a melhorar o seu desempenho sexual.

Um bom motivo para homens e mulheres praticarem mais. Estudos mostram que homens de todas as idades podem desfrutar dos benefícios do Tai Chi e Qigong (Ioga Chinesa) quando se trata de função sexual. Esta inclui o desejo, ereção, desempenho, confiança e orgasmo. A capacidade do Tai Chi para nos manter flexíveis e com níveis mais baixos de estresse pode levar a um melhor desempenho sexual. Ajuda a regular o fluxo de sangue, o que pode levar ao aumento do prazer na cama.

8. Aumenta a saúde óssea.

O Qigong tem um monte de exercícios que podem impulsionar a sua saúde óssea. Esses exercícios aumentam a sua amplitude de movimento e mobilidade global. Alguns estudos também mostram que o Qigong e o Tai Chi pode reduzir o risco de osteoporose.

9. Novos desafios.

Com a prática do Tai Chi e Qigong a mente se torna mais criativa, inteligente, menos propensa a pensamentos distorcidos e doentios. Estudos também apontam que uma constante atividade da mente proporcionada pelo Tai Chi pode evitar o mal de Alzheimer. Onde você estiver o Tai Chi será seu melhor amigo!