Artigo - Efeitos do Tai Chi Chuan sobre a ansiedade e a insonia

Efeitos do Tai Chi Chuan sobre a ansiedade e a qualidade do sono em adultos jovens: lições de um estudo de viabilidade controlado e randomizado.

 

Autores: Karen L Caldwell, Shawn M Bergman, Scott R Collier, N Travis Triplett, Rebecca Quin, John Bergquist, Carl F Pieper.

 Departamento de Desenvolvimento Humano e Aconselhamento Psicológico, Departamento de Psicologia, 3º Departamento de Ciências da Saúde e Exercício, Departamento de Teatro e Dança, Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Appalachiana, Boone, Departamento de Bioestatística e Bioinformática, Centro Médico da Universidade Duke, EUA.

 

Objetivo: Determinar a viabilidade e estimar o efeito de uma intervenção de Tai Chi Chuan (TCC) de 10 semanas sobre a ansiedade e a qualidade do sono em adultos jovens.

Participantes: Setenta e cinco adultos (18-40 anos) de uma universidade predominantemente graduada de médio porte.

Métodos: Este foi um avaliador cego, estudo de viabilidade randomizado, e os participantes foram randomizados em um dos três grupos: 10 semanas de Tai Chi Chuan Reunião 2 vezes por semana, 10 semanas de Tai Chi Chuan com um DVD do currículo e grupo de controle recebendo um folheto sobre Ansiedade. A ansiedade e a qualidade do sono foram avaliadas 4 vezes: basal, 4 semanas, 10 semanas (pós-intervenção imediata) e 2 meses pós-intervenção. A retenção foi definida como um participante que participou da avaliação inicial e pelo menos outra avaliação. A adesão à intervenção foi estabelecida a priori como atendimento a 80% das aulas Tai Chi Chuan.

Resultados: Oitenta e cinco por cento dos participantes foram mantidos durante a intervenção e 70% concluíram as avaliações de acompanhamento de 2 meses. Para aumentar o poder estatístico, os dois grupos de Tai Chi Chuan foram combinados nas análises de ansiedade e medidas de qualidade do sono. Não foram encontradas alterações significativas na ansiedade no grupo de controle, enquanto que os níveis de ansiedade diminuíram significativamente ao longo do tempo nos dois grupos de Tai Chi Chuan. Os índices de qualidade do sono melhoraram ao longo do tempo para os três grupos, mas os participantes aderentes ao Tai Chi Chuan relataram maior melhora do que os participantes do controle.

Conclusão: O Tai Chi Chuan pode ser um meio não farmacêutico eficaz de melhorar a ansiedade e a má qualidade do sono em adultos jovens.