Artigo - O Tai Chi Chuan tambem e chamado de a meditacao em movimento.

Estudos comprovam que 10 minutos de meditação modifica o cérebro aliviando a dor, aumentando a capacidade de concentração, fortalece o sistema imunológico, representa uma maior conexão entre corpo e mente.

Maior densidade de axônios, ou fibras nervosas no cérebro, o que leva a um aumento de conexões cerebrais de sinalização.

Há também a expansão da mielina, um isolamento de proteção gordurosa que envolve as fibras nervosas.

Esses efeitos são vistos na região do córtex cingulado anterior do cérebro, que ajuda a regular o comportamento. A atividade nesta parte do cérebro está associada a várias doenças mentais, como déficit de atenção, demência, depressão e esquizofrenia.

A mudança nessa parte do cérebro afeta os praticantes de forma positiva: eles apresentam melhoras no humor, níveis reduzidos de raiva, ansiedade, depressão e fadiga, além de níveis mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse.

Há um aumento da densidade de matéria cinzenta no hipocampo, conhecido por ser importante para a aprendizagem e memória, e em estruturas associadas à auto-consciência, compaixão e introspecção.

Estas são apenas algumas das mudanças e benefícios que a meditação em movimento, o Tai Chi Chuan pode proporcionar.

Uma prática diária de 20 minutos do Tai Chi Chuan pode fazer maravilhas por você!

Por Shifu Samir Macedo.