Artigo - 3 Harmonias da Pratica Qigong

Três Harmonias da Prática Qigong

Qigong é um exercício muito poderoso e tem a habilidade que pode ajudar a harmonizar o seu corpo, respiração, espírito e encher seus órgãos e meridianos com cura fresca de Qi (energia). No entanto, verdadeiramente aprender e praticar movimentos de Qigong exige esforço e tempo. Antes que você possa começar a sentir o fluxo de energia Qi em seu corpo e guiar este fluxo, existem vários passos importantes que você tem que dominar primeiro.

Ajustar o corpo

Ajustar o corpo é a base de qualquer treinamento Qigong. O primeiro passo-chave é conectar seu corpo com o Céu e a Terra. Isto é conseguido quando o períneo é alinhado com a terra e o ponto da coroa com o céu, deixando com uma coluna reta. É aconselhável manter essa conexão em todas as práticas de treinamento Qigong.

Cada rotina de Qigong tem muitos outros detalhes pequenos, que podem ser difíceis para que um novato apreenda imediatamente. É por isso que é importante ajustar cada postura até que você faça isso corretamente. Só então todos os canais do corpo podem ser totalmente abertos, para que você possa passar para o próximo passo.

Ajustando a respiração

A respiração é uma ligação importante entre corpo e mente, e um componente importante de guiar a energia Qi. Depois de ter feito uma postura correta, você pode se concentrar em sua respiração e deixá-la guiar seus movimentos. Faça suas inspirações e expirações muito suave, profundas e lentas. Sinta a conexão entre cada postura de treinamento Qigong e respiração.

Existem muitas técnicas de respiração Qigong diferentes no Nanbeijiquan System ensinado no Instituto Órion que você pode aprender e praticar para o maior benefício de cada forma que você aprende. Uma das técnicas básicas de respiração Qigong é abdominal, a respiração diafragmática. Enquanto você está praticando, seu abdômen expande quando você inalar e relaxa completamente quando você expirar. Este tipo de respiração Qigong permite que você tome respirações mais profundas, que aumentam o nível de oxigênio no sangue. Praticá-lo até que sua respiração se torna relaxada e suave.

Abdominal Qigong respiração também atrai o Qi para baixo na parte inferior do corpo. Ajuda a relaxar a mente, que é muito importante para a última etapa. Alguns métodos que praticamos aqui são: Baduanjin, Chan Si Gong, Yijinjing, Zhan Zhuang, Wu Xing, Chang Tzu Pa Fa, Li Shou, Tsa Fu Pei, Tao Yin, Qigong Integral, Xu Sui Jing, Lian Gong, Tai Chi Chi Kung e as formas de Tai Chi.

Ajustando a mente

Ajustar a mente é o aspecto mais desafiador do treinamento Qigong. Comece sua prática com a criação da intenção de guiar o fluxo de energia. Se você quiser direcionar o Qi para uma parte de seu corpo, simplesmente tome consciência desta parte.

Você precisa se concentrar totalmente em seus movimentos, visualizar o fluxo de energia Qi e tentar realmente senti-lo no corpo. Isso é muito difícil de fazer para muitas pessoas, pois sua mente está sempre ocupada com pensamentos conectados ao passado ou ao futuro. Se você quiser obter o máximo benefício da prática de treinamento Qigong, você precisa aprender a acalmar sua mente. Extremo foco em suas posturas Qigong e respiração, enquanto constantemente vai sentindo o Qi movendo-se no corpo irá ajudá-lo a experimentar o estado relaxado e meditativo da mente. Isto é o que você deve sempre pretender conseguir.

Cada um destes três passos é igualmente importante para a sua prática de treinamento Qigong. Somente quando você dominá-los na ordem certa e alcançar a harmonia entre os três elementos essenciais, você será capaz de realmente praticar Qigong.