Artigo - Respiracao reversa ou Taoista inversa

Respiração reversa ou Taoista inversa

Para muitas pessoas apenas existe um tipo de respiração. Na verdade existem vários tipos de respiração que nosso corpo emprega e que muda ao longo do ano, ao longo de nossas vidas, e dependendo do nosso estado emocional. A respiração reversa é um processo natural do corpo que podemos conscientemente manipular para melhorar a saúde. Vamos discutir a importância da respiração reversa para as artes internas, dissipar algumas ideias negativas e oferecer algumas instruções simples para melhorar a nossa prática.

O que é a respiração reversa?

A respiração reversa é o processo de inalação contraindo o abdômen e exalar relaxando a barriga. Ele é usado em artes internas para: mover a energia ao redor do corpo, curar articulações e tecidos, concentrando intenção e respiração em uma área, aprofundando um estado meditativo e armazenando energia para emitir poder.

A respiração reversa é ruim para você ou não é natural?

A respiração inversa tem um pouco de má reputação como sendo perigosa para nós por causa da manipulação da respiração que está incluída nas práticas rígidas de Qigong e outros mais avançados (não é bom experimentar sozinho sem instrução adequada) artes internas. No entanto, a respiração reversa é um processo completamente normal que é normalmente realizado pelo sistema autônomo e o subconsciente. Aqui estão três exemplos:

Reações emocionais

Quando sua mente emocional está muito animada (ou excitada) até seu corpo muda sua respiração para que você possa fugir, gritar ou atacar. Pense em alguém saltando por trás de uma porta para assustá-lo. Toda a parte superior do corpo está tensa e seu estômago permanece tenso, mas você ainda consegue rapidamente inalar profundamente para gritar. Riso do ventre também é a respiração inversa. Chorar é normalmente a respiração inversa rápida com a barriga expandindo na expiração.

Bocejar

Quando nós bocejamos nós inalamos profundamente e lentamente ao controlar nossos músculos do núcleo.

Empurrando um carro

Você não tentaria empurrar um carro com uma respiração regular ou você feriria suas costas. Assuma uma postura de empurrar e imagine um objeto pesado que você está prestes a se mover. O que aconteceu com seus músculos abdominais? Eles ficaram automaticamente tensos para empregar a força estável do solo.

Podemos ativamente envolver este processo de respiração natural para benefícios de saúde e marciais.

Benefícios da respiração reversa

- A respiração consciente é fundamental para todas as práticas internas. De acordo com práticas internas como o Tai Chi, Qigong ou ioga, quando inspiramos estamos trazendo energia saudável (qi) para o corpo e quando estamos exalando estamos expulsando energia tóxica ou usada para fora.

- A respiração reversa é a base para conduzir qi (energia) a lesões para permitir a cura. Quando inalamos, colocamos nossa atenção na articulação. Quando exalamos, trazemos a respiração para a superfície da pele.

- A respiração reversa nos beneficia permitindo que a respiração altamente oxigenada permeie o corpo. Diminuição da ingestão de oxigênio correlaciona-se com a maioria dos problemas de saúde:

Fraqueza da doença

Fraqueza e perda muscular devido à idade

Ganho de peso, realinhar os músculos intercostais e colocar pressão sobre o peito.

A exposição a alérgenos e toxinas (enfisema, asma, alergias ao pólen, etc.)

Posturas relacionadas ao medo

Posturas durante a má sessão